ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 166-2


Poster (Painel)
166-2QUALIDADE DA ÁGUA DESTINADA A IRRIGAÇÃO DE HORTALIÇAS EM ÁREA ONDE É UTILIZADO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO COM RESÍDUOS VEGETAIS E ANIMAIS
Autores:CELICO, A.M. (FCAV/UNESP - FAC CIENCIAS AGRARIAS E VETERINARIAS UNESP) ; MENEGHINE, A.K. (FCAV/UNESP - FAC CIENCIAS AGRARIAS E VETERINARIAS UNESP) ; SARAN, L.M. (FCAV/UNESP - FAC CIENCIAS AGRARIAS E VETERINARIAS UNESP) ; CARARETO ALVES, L.M. (FCAV/UNESP - FAC CIENCIAS AGRARIAS E VETERINARIAS UNESP)

Resumo

A avaliação microbiológica é importante para as águas superficiais por se apresentarem, muitas vezes, contaminadas com organismos patogênicos. Outro problema é a presença de substâncias químicas nocivas. O local, objeto de estudo, foi a Fazenda da Fundação Parque Zoológico do Estado de São Paulo (FPZSP), responsável pela produção dos alimentos destinados aos animais. Na horta da FMZSP são aplicados composto orgânico produzido com resíduos animais e vegetais, além de fertilizante mineral. A demanda hídrica dos vegetais é suprida por água captada de um córrego que atravessa a fazenda. O objetivo com este trabalho foi avaliar a qualidade da água para irrigação de hortaliças da FPZSP sob influências do uso desse composto biológico no solo. Para tanto, foram coletadas amostras simples em cinco pontos distintos, em dois períodos do ano de 2013: chuvoso e estiagem. Um dos pontos está próximo ao local de captação, dois à montante e os demais à jusante. As variáveis temperatura, condutividade, oxigênio dissolvido, pH e turbidez foram determinadas no local, com sonda multiparâmetros. Os teores de cloreto, nitrato, nitrito, fosforo total, ortofosfato solúvel e a demanda química de oxigênio (DQO) foram determinados por espectroscopia molecular na região visível. A presença de coliformes foi avaliada pelo método da membrana filtrante. Para a detecção de STEC (genes stx1 e stx2) e EPEC (gene eae) utilizou-se metodologia molecular de PCR. Determinaram-se as populações bacterianas por meio da metabolização de diferentes fontes de carbono (EcoPlate). Os resultados indicaram que os nutrientes estudados, em ambos os períodos, estão abaixo dos limites preconizados pela resolução 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Os índices de diversidades de Shanon, após 120h de incubação, tanto em período chuvoso quanto de estiagem, variaram de 2,4 a 3,0, sendo os menores observados no período chuvoso. Notou-se maior incidência de coliformes totais no período de seca. Nesse período, nos pontos 1 e 2, foram observadas uma e duas colônias fluorescentes, respectivamente, indicando a presença de E. coli. No entanto, nenhum desses pontos apresentou genes de virulência investigados. Conclui-se que, nos momentos amostrados, nenhum dos pontos estava impactado negativamente decorrente do uso do composto orgânico e fertilizante, podendo afirmar que a água estava em boas condições para uso no processo de irrigação. (agradecimento: FAPESP, CNPq, CAPES e FPZSP)


Palavras-chave:  adubo organico, compostagem, qualidade quimica agua, população bacteriana agua